Tubo de Ensaios 2013





O Projeto Tubo de Ensaios tem a finalidade de possibilitar na Universidade de Brasília – UnB, mais um espaço para experimentação em artes de forma coletiva e transdisciplinar, mesclando as diversas linguagens artísticas enveredadas pela performance. Iniciado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, no ano de 2000, o projeto está em sua 12ª edição e
O ‘TUBO’ nessa edição de 2013 terá a temática “Oriente-se”, sendo uma ocupação da emblemática obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, Instituto Central de Ciências- ICC (minhocão), com performances artísticas que serão orientadas por coletivos de performance que possuem diferentes pesquisas.
Berçário da performance coletiva em Brasília, o projeto, nesse ano,   convida estudantes, professores e pesquisadores, em conjunto com artistas para o fazer artístico do cenário brasiliense. 
 O projeto se iniciará com a Semana Preparatória, que ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro, no Campus Darcy Ribeiro/UnB – Asa Norte. As atividades serão oferecidas para os públicos interno e externo à UnB, com total gratuidade e com o objetivo de aproximação, formação de público, promoção da interação dialógica entre os participantes antigos e novos do projeto e a construção das performances que serão apresentadas na mostra coletiva, em pleno dia.
A Semana contará com minicursos oferecidos por grupos de pesquisa, coletivos, professores do Instituto de Artes da Universidade de Brasília – IdA/UnB ou por pesquisadores da linguagem da performance.
Após a Semana Preparatória acontecerá, nos mês de outubro, o evento de ocupação performática no Minhocão.
Todos estão convidados a participar e interagir sensivelmente no "Oriente-se"!

DOWNLOAD DO REGULAMENTO

DOWNLOAD DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CONSULTE AS PROPOSTAS DOS MINICURSOS

CONSULTE O CALENDÁRIO DO TUBO DE ENSAIOS 2013


6 comentários:

  1. Não vão haver inscrições para outros trabalhos além dos desenvolvidos nas oficinas?

    ResponderExcluir
  2. Fala, Marcelo!

    Bom, os trabalhos pessoais poderão ser propostos nos minicursos...
    Os ministrantes farão a curadoria dos grupos de performances que se apresentarão...
    Haverá uma apresentação do projeto do tubo 2013 e você poderá se inscrever na hora dessa reunião, dia 30 de setembro, às 20:30h, no Anfiteatro-9.

    Você poderá verificar qual minicurso será aberto a essas propostas. Antes dessa Abertura, tentaremos verificar essa possibilidade e informaremos aos interessados...

    Grato!

    ResponderExcluir
  3. Assim como o Marcelo ainda tenho algumas dúvidas. Por exemplo, eu tenho um projeto de performance para apresentar no Tubo. Eu devo apresentar esse projeto no dia 30/09 durante essa reunião? Ou posso e deve fazer a construção deste projeto com os ministrantes da oficina que escolher participar?

    ResponderExcluir
  4. Prezado/a,
    Em 2013 o Tubo terá uma metodologia diferente.
    A seleção dos projetos de performances será feita pelos ministrantes dos minicursos.
    O minicurso Música Interativa Digital possui um conteúdo muito específico, mas nos demais minicursos alguns participantes poderão levar seus projetos e desenvolvê-los com a fruição ocasionada pelos grupos formados durante a Semana Preparatória. Cada minicurso apresentará sua metodologia de trabalho e seus critérios de seleção de projetos de performances, além dos critérios de seleção apresentados no Regulamento, que devem ser levados em consideração.
    A equipe do Tubo deseja uma boa fruição a todos!

    ResponderExcluir
  5. Esclarecemos a todos que as inscrições abertas são para os minicursos.
    Durante a participação nos minicursos, dentro da Semana Preparatória, os participantes poderão propor seu projeto de performance que tenha sido elaborado antes da semana ou durante a semana.
    Att.
    Equipe do Tubo

    ResponderExcluir