REGULAMENTO 2014

* Lembramos que o horário da abertura do  projeto Tubo de Ensaios 2014 no dia 15 de Setembro mudou para ás 12h .

Baixe o regulamento aqui






DECANATO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - DAC
DIRETORIA DE ESPORTE, ARTE E CULTURA – DEA
SERVIÇO ARTISTICO E CULTURAL – SAC

Regulamento

Tubo de Ensaios 2014 – (Des) centralize

A Decana de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília, no exercício de suas atribuições, torna público o presente Regulamento de seleção de projetos artísticos para o Projeto Tubo de Ensaios Edição 2014 –, promovido pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura, do Decanato de Assuntos Comunitários, da Universidade de Brasília – DEA/DAC/UnB.


1.    Do Projeto

1.1  O Projeto Tubo de Ensaios tem a finalidade de possibilitar, na UnB, mais um espaço para manifestações culturais, com ênfase em experimentações cênicas híbridas, transpassadas por outras linguagens artísticas. Iniciado no campus universitário Darcy Ribeiro, no ano 2001, o projeto está em sua 13ª edição e é realizado em duas etapas, sendo, a primeira, denominada de Semana Preparatória – composta por minicursos para a preparação de projetos artísticos que comporão a segunda etapa – constituída por uma Mostra Coletiva em espaços da UnB.

1.1.1      A Semana Preparatória será realizada de 15 a 19 de setembro de 2014 e contará com 08 (oito) minicursos realizados por professores, artistas e/ou coletivos de performances de relevância em pesquisa e em manifestações enveredadas pela linguagem da performance artística no Distrito Federal.

1.1.2      A Mostra Coletiva contará com até 25 (vinte e cinco) projetos selecionados, que serão apresentados nos campi da Universidade, no período diurno, em novembro de 2014.

1.1.3      A Mostra Coletiva será realizada nas áreas comuns dos quatro campi da UnB: Faculdade UnB Ceilândia (FCE), UnB Gama (FGA), UnB Planaltina (FUP) e no campus Darcy Ribeiro, com entrada franca.

2.    Do Objeto

2.1 O presente Regulamento tem por objeto a seleção de até 25 (vinte e cinco) projetos/trabalhos/obras elaborados por participantes dos minicursos oferecidos gratuitamente durante a Semana Preparatória.

3.    Da Temática

3.1 Os projetos inscritos deverão ser norteados pela temática “(Des) centralize”, que dará nome à mostra anual, bem como a partir das experiências possibilitadas nos minicursos oferecidos na Semana Preparatória do Tubo de Ensaios 2014, podendo ter interlocução com todas as áreas das artes e das ciências.
4.    Das Condições

4.1 As performances que comporão a programação da Mostra Coletiva serão selecionadas pela Direção Artística do Projeto da DEA e por cada professor (a) mediador (a) ao fim dos minicursos, e cada uma deverá contar, necessariamente, com o mínimo de 05 (cinco) integrantes que a desenvolverão/apresentarão.

4.2 Estão habilitados a concorrer a este Regulamento membros das comunidades interna e externa à UnB, desde que pelo menos 01 (um) dos integrantes dos grupos selecionados seja aluno regularmente matriculado na UnB.

4.3 É condição para a seleção que os integrantes tenham participado integralmente de pelo menos um dos minicursos da Semana Preparatória.

4.4 É vedada a inscrição neste Regulamento de membros da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura – DEA-DAC-UnB.

4.5 Cada proponente poderá concorrer com apenas 01 (um) projeto/trabalho/obra no evento.

4.6 O (A) proponente se responsabilizará pela escolha e organização de sua equipe em todas as etapas a serem desenvolvidas, bem como pelos materiais a serem utilizados na confecção de sua obra e na montagem e desmontagem do trabalho.

4.7 Os trabalhos deverão ser realizados no tempo de 5 a 10 minutos, devendo ser executados continuamente pelas 02 (duas) horas de duração do evento.

5.    Das Inscrições nos Minicursos

5.1 As inscrições nos minicursos serão gratuitas, e poderão ser feitas no período de 01 a 12 de setembro de 2014, das 09:00 às 11:30 e das 14:30 às 17:30h, na Diretoria de Esporte, Arte e Cultura - DEA, Sala AT 201, Instituto Central de Ciências - ICC, Universidade de Brasília, campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília – DF, mediante o preenchimento de formulário de inscrição e envio de currículo.

5.2 Também serão aceitas inscrições via e-mail para o endereço tubodeensaiosunb@gmail.com, desde que conste no assunto, nome do participante e minicurso pretendido; e, em anexo, formulário de inscrição preenchido e currículo.

5.3 As inscrições e participação nos minicursos estarão abertas a toda comunidade interna e externa à UnB.


6.    Da Seleção dos projetos para a mostra coletiva

6.1   A Seleção dos projetos que comporão a mostra coletiva será realizada pelos respectivos ministrantes dos minicursos da Semana Preparatória e da direção artística da DEA e terá como critérios gerais norteadores:

a)    Criatividade e inovação;

b)    Adequação à proposta metodológica e temática do Tubo de Ensaios e dos ministrantes dos respectivos minicursos;

c)    Público-alvo do projeto;

d)    Viabilidade prática do projeto;

e)    Assiduidade no minicurso em que o proponente estiver inscrito.

6.2 O resultado do processo seletivo será divulgado no blog do evento, http://tubodeensaiosunb.blogspot.com, no sítio www.dea.unb.br e no mural da DEA, na sala AT201/ICC/Sul-UnB, no dia 07 de outubro de 2014.

6.3 Os projetos selecionados serão realizados/apresentados na mostra coletiva do Tubo de Ensaios (Des) centralize na semana entre os dias 03 a 07 de novembro de 2014, em áreas comuns dos 4 (quatro) campi da UnB.

7.    Das Obrigações

7.1 Cada projeto selecionado é de responsabilidade do (a) proponente. É indispensável manter constante comunicação com a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura - DEA, informando o status de desenvolvimento do projeto e disponibilizando encontros com a equipe de produção da DEA, sempre que solicitado.

7.2 O (a) proponente deverá realizar a desmontagem e o transporte da (s) obra (s). Deverá também retirar todos os materiais e resíduos da apresentação do espaço utilizado logo após o evento, respeitada a preservação do patrimônio público, bem como a integridade física e moral dos participantes e público envolvidos.

7.3 Cada proponente deverá elaborar e encaminhar à Diretoria de Esporte, Arte e Cultura – DEA relatório da obra apresentada, nos moldes de ensaio acadêmico, que disserte sobre o tema, o processo, a apresentação e demais aspectos que possam ser correlacionados de modo a propiciar a reflexão acadêmica sobre a realização artística. O texto deve ser elaborado com fins de publicação, devendo cada proponente providenciar a revisão antes do envio definitivo à DEA, além de anexar fotos e demais registros pertinentes para publicação.

7.4 Os selecionados deverão cumprir todas as etapas do projeto: participação no minicurso, apresentação no evento Tubo de Ensaios (Mostra Coletiva) e entrega de relatórios – ensaios acadêmicos; presença nas reuniões, no ensaio técnico e nas convocações para assinatura de contrato, conforme cronograma em anexo.

    7.  Dos Direitos Autorais e do Direito de Imagem

8.1 Pela adesão ao presente Regulamento, o (a) candidato (a) selecionado (a) autoriza a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura – DEA, do Decanato de Assuntos Comunitários – DAC da Universidade de Brasília – UnB a utilizar as imagens do projeto/trabalho em mídia impressa ou eletrônica, para divulgação dos projetos/trabalhos no presente ano, bem como em período posterior, indefinidamente.

8.2 Ao se inscrever no presente Regulamento, o (a) candidato (a) declara a inexistência de plágio nos projetos/trabalhos/obra inscritos, bem como garante ter a autorização de terceiros que, porventura, tenham direitos conexos sobre a produção do projeto/trabalho/obra, se responsabilizando inclusive por eventuais reivindicações de terceiros quanto ao uso não autorizado, indenizando, se for o caso, a Universidade de Brasília, regressivamente, em eventual ação condenatória.

8.    Do Auxílio Financeiro

9.1 O (A) proponente contemplado (a) pelo Regulamento de Seleção de projetos para o Tubo de Ensaios 2014 receberá, a título de ajuda de custo, 02 (duas) parcelas mensais de R$ 600,00 (seiscentos reais), totalizando R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).

9.2 Os (As) proponentes selecionados (as) receberão a primeira parcela da ajuda de custo um mês após a assinatura de contrato junto à Comissão Organizadora do evento, salvo por motivo de força maior ou em casos fortuitos, assumindo o compromisso legal de devolução do auxílio caso haja desistência da apresentação do projeto/trabalho/obra. A segunda parcela da ajuda de custo será efetuada após a realização do trabalho e entrega do relatório.

9.    Das Disposições Finais

10.1 O (A) participante poderá utilizar o Núcleo de Acervo Artístico (Bat-Caverna), sala BSS-261, ICC Centro, para a guarda do material artístico utilizado no projeto, em até 05 (cinco) dias úteis após o término do evento, impreterivelmente.

10.2 A realização da inscrição nas atividades da Semana Preparatória para a seleção de projetos para o Tubo de Ensaios 2014 implica a plena aceitação das normas constantes do presente regulamento.

10.3 A inobservância das normas estabelecidas por este regulamento implicará o indeferimento da inscrição do projeto.

10.4 Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela Diretora de Esporte, Arte e Cultura da Universidade de Brasília.

10.5 Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: tubodeensaiosunb@gmail.com.

Brasília, 25 de agosto de 2014.


Denise Bomtempo Birche de Carvalho
Decana de Assuntos Comunitários
Universidade de Brasília
Original assinado



Anexo I
Cronograma Geral

Tubo de Ensaios
Descentralize
CALENDÁRIO 2014
25 de agosto

Lançamento do Regulamento

01 a 12 de setembro

Período de inscrições em minicursos da Semana Preparatória
15 de setembro

Apresentação do Projeto Tubo de Ensaios 2014 -
(Des) centralize

Horário: 12h 
Local: Anfiteatro-9

15 a 19 de setembro
Semana Preparatória
22 a 26 de setembro
Inscrição de Projetos
03 de outubro
Reunião de curadoria
07 de outubro
- Divulgação e Homologação do Resultado, Performances Selecionadas para as mostras Coletivas

- Divulgação dos locais de apresentação

- Assinatura de Termo de Compromisso
07 a 29 de outubro

Período de Produção para as Mostras Coletivas
31 de outubro
Ensaio Técnico
03 a 07 de novembro
Semana Universitária
Mostra Coletiva - Tubo de Ensaios Projeto Experimental de Arte e Performance 2014
(Des) centralize
21 de novembro
Entrega de Relatórios/Ensaio Acadêmico e Registros das apresentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário